Outros aspectos na Expiação de Cristo/ Comentário lição 10

 

Leitura Temática:

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hb 2:9).

 

Leitura em Classe: (Rm 5:6-9).

 

6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

                          De Olho no Texto (Hb 2:9)

  Paz meus queridos Alunos e alunas, que prazer tê-los aqui nessa plataforma, para aprender um pouco mais sobre as lições estudadas, a cada trimestre na IPAD do Platô 01.   Nessa feita vamos a profundar sobre o texto de Hebreus. Sabemos que Jesus é Deus Eterno e infinito Ele se fez homem, um pouco menor que os anjos…  Assumiu a condição de servo, isso é de escravo, morreu de morte ignominiosa: na cruz, como um malfeitor! Pela graça de Deus, o Pai que nos amou, pela Sua bondade, pela Sua misericórdia para conosco, o Filho provou a morte em favor de toda a humanidade. Ele Sentiu a morte: Provou-a de perto, nela entrou, com tudo aquilo que tem de tristeza, de frieza, de derrota. Jesus, sem pecado, experimentou a morte de pecado! Para nos da o direito de viver. Pense nisso!.

                                   Ajuda Teológica

   A necessidade de apaziguar a Deus é algo que muitas religiões têm em comum. Nas religiões pagãs antigas, assim como em muitas religiões hoje, ensina-se a ideia de que o homem aplaca a Deus com a oferta de várias ofertas ou sacrifícios. No entanto, a Bíblia ensina que o próprio Deus proveu o único meio através do qual a sua ira pode ser apaziguada e o homem pecador pode ser reconciliado com Ele. No Novo Testamento, o ato de propiciação sempre se refere à obra de Deus e não aos sacrifícios ou ofertas oferecidos pelo homem. A razão para isso é que o homem é totalmente incapaz de satisfazer a justiça de Deus, exceto ao passar a eternidade no inferno. Não há nenhum serviço, sacrifício ou oferta que o homem possa oferecer para apaziguar a ira santa de Deus ou satisfazer a Sua justiça perfeita. A única satisfação, ou propiciação, que poderia ser aceitável a Deus e capaz de reconciliar o homem a Ele teve de ser feita por Deus. Por esta razão, Deus Filho, Jesus Cristo, veio ao mundo em carne humana para ser o sacrifício perfeito pelo pecado e fazer expiação ou "propiciação pelos pecados do povo" (Hebreus 2:17).                                                                                              A palavra propiciação é usada em vários versículos para explicar o que Jesus realizou através da Sua morte na cruz. Por exemplo, em Romanos 3:24-25, os crentes em Cristo foram "justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos." Estes versículos formam um ponto chave na argumentação de Paulo no livro de Romanos e são realmente o cerne da mensagem do evangelho.  

                              I Tópico - O Sacrifício  e A propiciação

  Queridos, vamos fazer alguns analises que enfoque o assunto em apreço, sobre o aspecto da expiação qual descreve o que Deus fez com a morte de Cristo.  Como podemos entender na Bíblia Sagrada, o sacrifício de Jesus, esta expressamente colocado como o grande ensino para todos.                                                                                                                                          Como podemos ver esse fato nas escritas paulinas. (Ef 5:2). "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave".                       Fica claro que o sacrifício de Jesus, esta liga com á propiciação podemos ler (1Jo 2:2). "  E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" Agora entendemos que a propiciação é o mesmo de apaziguar desviar a ira, reconciliar.

               II Tópico - A Reconciliação e a Redenção

    Amados, nesse tópico da lição enfoco, destaca mais dois aspectos da expiação de Jesus Cristo. A reconciliação satisfaz a necessidade da separação que foi causada pelo o pecado do homem no Éden. O pecado fez essa separação. (Is 59:2). "  Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça".

   Só uma obra de justiça poderia fazer o reconcilia-mento do homem com o Criador.                (2 Co 5:19) "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação".

   Aprendemos nesse tópico que foi o próprio Deus que tomou a iniciativa para reconciliar o pecador consigo mesmo. Na pessoa de Cristo (1Jo4:10) "  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados".

                  III Tópico - Cristo, A maior esperança

  Queridos, estamos no tópico final da lição 10 dessa Sema, aprendemos hoje diversos aspectos importantes da expiação, agora, afirmamos que Cristo é a nossa maior vitória e esperança. Podemos  confirmar no brado de Jesus Cristo, lá na Cruz. Quando Ele Bradou; Está consumado! (Jo 19:30) Esse foi um brado de vitória para todos pecadores, Pois Ele dizia: Esta pago! A divida feita no Éden.

Que o Bom Senhor venha sempre nos abençoar amem! Que todos tenham uma boa Aula 

 

  Outros aspectos na Expiação de Cristo/ Comentário lição 10  

Pr Anthony Santos/ Para EB IPAD no Platô 01

Comentários