Lição 4 As obras da Carne Lascívia Comentário Pr Anthony Santos

 

                            

            

                                            Lição 4 As obras da Carne Lascívia

                                                     Comentário Pr Anthony Santos

Leitura Temática

Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele. (Ez.16.15).

   Resumo da Leitura Temática:

Quando perguntamos à Bíblia se esta bipolaridade é nosso destino obrigatório, a Escritura diz que não. De início, a Bíblia alerta: “Aquele que está em pé tenha cuidado para que não caia.” Em seguida, o texto sagrado afirma nossa necessidade de cultivar um realismo espiritual constante: aquele cristão que declara não fraquejar e cair em pecado “engana-se a si mesmo”. Todavia, enquanto vivermos neste mundo de tentações, somos ensinados, diariamente, a avaliar nossa própria temperatura espiritual e a reconhecer nossos pecados. Porque, se assim o fizermos, “Ele é fiel e justo para perdoar nosso pecado e nos purificar de toda iniquidade”. Nossa formosura espiritual vem de Deus. Devemos confiar na formosura do Senhor, ao invés de nos orgulharmos do status a que chegamos, pela misericórdia Dele. Pastor Olavo Feijó

 

                Leitura Em Classe (Pv 5:1-6).

 

1  FILHO meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,

2  E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca;

3  Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.

4  Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.

5  Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.

6  Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

 

                            Ajudas Teológicas

 

O PECADO DA LASCÍVIA

 

"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a LASCÍVIA." (Gálatas 5:19)

     "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: ...Paixão LASCIVA." (Colossenses 3:5)

          A LASCÍVIA é um pecado que geralmente passa meio que desapercebido em meio à igreja, porém é listado como um dos frutos da carne em Gálatas. E, na Epístola aos Colocensses é descrito como, comum à natureza humana.

        Mas, o que significa? Na prática, onde encontramos a lascívia na igreja? É comum entre os crentes?

 

   A definição, segundo o Dicionário Aurélio: Lasciva; Sensualidade; Lúbrica; Desregrado (Devasso, Libertino); Libidinagem Relativo ao Prazer Sexual; Voluptuoso, Que Procura Constantemente e Sem Pudor Satisfações Sexuais; Luxúria.

 

Nos dias atuais, o pecado da lascívia tem entrado na vida dos crentes de uma forma muito natural; isto devido à velha natureza pecaminosa que insiste em sobreviver.

 

“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5)

                          A LASCÍVIA:

   Na Igreja:

 Infelizmente é comum vermos em algumas igrejas a manifestação deste pecado sem muitas reservas. A lascívia apresenta-se nas pessoas, que levadas por sentimentos diversos, deixam-se moldar pelos costumes comuns aos ímpios e lançam mão de roupas inadequadas aos servos do Eterno.

 

 É a moda que obriga as mulheres a usarem saias curtíssimas; calças justíssimas; fazerem uso de vestidos curtos e decotes que expõe os seios e costas. É a sensualidade que se manifesta com grande intensidade.

 

“Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:20)

 

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gálatas 6:14)

 

No Trabalho:

Se o temor a Deus não foi suficiente para coibir o uso de vestimentas inadequadas na igreja, com certeza, no dia-a-dia, na rua, trabalho e nas obrigações sociais a situação torna-se mais grave.

 

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

 
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Romanos 13:14)

 No Lar:

 A lascívia também encontra lugar nos lares, na intimidade dos casais, que levados por desejos incomuns aos servos do Senhor, procuram fazer uso de diversas práticas mundanas que por sua natureza imunda, afasta o Espírito Santo da vida.

 

“Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos.” (Efésios 5:3)

 “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus." (1Tessalonicenses 4:4-5)

 É INCONCEBÍVEL QUE O NOSSO AGIR APAGUE O ESPÍRITO DE DEUS EM NOSSA VIDA

 Entre as “quatro paredes” muitos têm feito uso de fetiches, tais como:

 Filmes pornôs; Revistas de sexo; Novelas eróticas; Objetos; com o objetivo de despertar e satisfazer o desejo sexual, de forma antinatural.

O que fazer então?

 “Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:7-8)

  - Propriedade exclusiva do Pai:

 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)

 

E esta condição de vida não nos permite dar lugar aos costumes comuns àqueles que desconhecem os princípios e não obedecem aos preceitos do Senhor.

 

“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5)

 As nossas vestimentas, bem como, todo o nosso agir dever ser equilibrado e santo.

 “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5:1)

 Não é aconselhável à mulher mostrar-se demasiadamente, porém, o uso de roupas extremamente longas desperta no próximo uma rejeição à obra de Deus.

1º Lascívia na concepção do filosofo Platão

 Aselgeia Licenciosidade, sensualidade e libertinagem Mc 7:22 e Rm 13:13.

Conforme Referencia acima, das definições. O filosofo Platão e os escritores áticos usavam essa palavra para indicar a Licenciosidade e a violência libertina  

 2º O termo Lascívia  Esse termo, no contexto bíblico, tem ampla incidência, pois inclui outros vícios, além da licenciosidade. Tais como: Lascividade, obsceno, devassidão, licenciosidade brutal, Excesso de sexos Ampla incidência Etc .3°  Todavia, a ética cristã discorda plenamente, deste tipo de ensino. Ela é baseada em princípios espirituais, éticos e morais que objetiva formar mentes limpas e  Santas

Comentários